ASSIMASSIMASSIM
(81) 99130-3216
associacaoassimagroeco@gmail.com
ASSIMASSIMASSIM

QUEM SOMOS

Fundada em 1998, a ASSIM, Associação de Produtores e Moradores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos, é uma organização social de agricultores familiares da Zona Rural do município de Lagoa de Itaenga, Pernambuco.

Tem como missão fortalecer a organização coletiva e a cidadania de agricultores familiares agroecológicos, contribuindo com a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

A associação produz alimentos agroecológicos, cria animais e também produz artesanato. A comercialização da produção se dá em feiras agroecológicas e de orgânicos, em catorze pontos localizados nas cidades de Olinda, Recife, Camaragibe, Paulista e Carpina.

A sede da ASSIM está localizada na comunidade Rural Marreco, a 77 km do Recife e 5 km do centro do município de Lagoa de Itaenga, Pernambuco. Nesta região, prevalece a agroindústria canavieira, pautada pelo latifúndio, a monocultura, a concentração de renda, bem como o desequilíbrio ambiental.

A despeito deste contexto, nas comunidades rurais que integram o território de atuação da ASSIM, está em curso um processo de emancipação que busca romper com este passado histórico de pobreza e exclusão social.

A transição da agricultura convencional para a agricultura agroecológica foi uma decisão e um passo importante para consolidação da ASSIM. Os bons resultados da produção e comercialização de orgânicos animou outras famílias a adotarem a Agroecologia, onde outros associados da ASSIM integraram diferentes redes de produção, comercialização e consumo de orgânicos existentes em Pernambuco.

A participação da juventude local, com destaque ao empoderamento das mulheres, tanto nos processos produtivos quanto nas instâncias de participação e decisão política, passou a ser preceito fundamental no escopo de atuação da ASSIM, seguindo os preceitos do cooperativismo, associativismo e da economia solidária.

Atualmente, são catorze feiras e xx bancas de agricultores/as da associação. O grupo também comercializa através de dois programas federais de Segurança Alimentar: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como a xx empresas do ramo alimentício. Desenvolve, informalmente, um programa de turismo rural, recebendo nas propriedades visitantes oriundos de universidades, escolas técnicas, movimentos sociais e consumidores.

VISÃO

Ser referência de associação de agricultores familiares que promove a agroecologia, a soberania alimentar e a organização dos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações do campo e da cidade.

VALORES

Trabalho e organização coletiva;
Produção agroecológica;
Solidariedade;
Transparência;
Respeito às diversidades étnicas, de gênero, geracional e religiosa;
Cooperação;
Participação e Gestão Democrática;
Valorização das lutas sociais e populares.